top of page
Buscar

Reclamar Não Resolve Problemas

  • Foto do escritor: Rafael Feltran
    Rafael Feltran
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

Às vezes, nos pegamos reclamando sobre algo que não gostamos ou que está fora do nosso controle. E, sem perceber, fazemos disso um hábito. A verdade é que, muitas vezes, nada é tão ruim que não possa ser piorado. Quando colocamos nossa atenção em algo negativo, nossa mente tende a expandir essa percepção. E, por mais que pareça simples, essa atitude pode gerar um impacto muito maior do que imaginamos.


A arte de focar no negativo

Imagine a situação de alguém que reclama constantemente sobre o trabalho, sobre a falta de tempo ou sobre algum problema com amigos ou familiares. Cada vez que essa pessoa verbaliza sua insatisfação, ela reforça aquele problema em sua mente. O que ela talvez não perceba é que, ao focar sempre nas dificuldades, ela acaba dando mais força a elas. Em vez de encontrar soluções, ela amplifica o desconforto. O resultado disso? Mais insatisfação e frustração.


E se você parar e observar? Às vezes, a tendência de reclamar está mais presente em nós do que gostaríamos de admitir. Reclamar se torna uma forma de externalizar um desconforto, mas sem agir para resolvê-lo. E esse ciclo pode se perpetuar, tornando-se um obstáculo constante para o nosso crescimento pessoal e emocional.


A mentalidade de uma criança vs. a postura de um adulto

Crianças têm o direito de reclamar, chorar e até fazer birra porque ainda estão aprendendo a lidar com as emoções e o mundo ao seu redor. Elas buscam atenção e, muitas vezes, tentam manipular o ambiente para conseguir o que querem. Mas, à medida que crescemos, devemos desenvolver habilidades mais maduras para lidar com as adversidades.


A diferença entre uma criança e um adulto não está apenas na idade, mas na forma como reagimos às dificuldades. Enquanto a criança age com impaciência, o adulto tem a capacidade de buscar soluções, refletir antes de falar e tomar decisões mais conscientes. Ser adulto é, essencialmente, ser capaz de resolver e agir em vez de simplesmente reclamar. E você, tem buscado resolver ou apenas falado sobre os seus problemas?


Transformando o hábito de reclamar em ação positiva

Se você se identificou como alguém que tende a reclamar com frequência, há um exercício simples e poderoso que pode te ajudar: CANCELA. Sempre que perceber que está reclamando, seja em voz alta ou em pensamento, pense ou diga a palavra "CANCELA". Isso cria uma pausa, um momento de reflexão que te permite mudar o foco e começar a pensar em soluções ou maneiras de ver a situação sob outra perspectiva. O simples ato de interromper o fluxo de reclamações já começa a gerar um novo comportamento.


Com o tempo, ao repetir esse processo, você treina sua mente a se afastar da negatividade e buscar alternativas. A chave está na repetição – quanto mais você treinar seu cérebro para se afastar das reclamações, mais natural se tornará adotar uma postura mais construtiva.


E quanto aos outros? Como lidar com quem reclama constantemente?

Talvez você conheça alguém que é um verdadeiro "reclamão". Essa pessoa tem o poder de fazer qualquer situação parecer pior do que realmente é, e muitas vezes sua atitude pode afetar o ambiente ao redor. Mas, em vez de ignorar ou se irritar com esse comportamento, existe uma maneira de lidar com isso de forma empática e positiva.


Se você se sente à vontade para ser autêntico e acredita que essa pessoa possa se beneficiar de uma mudança, não hesite em compartilhar uma mensagem como esta: "Você sabia que reclamar pode não resolver o problema, e sim intensificar o desconforto? Que tal começarmos a treinar a nossa mente a focar em soluções em vez de queixas?"


Caso a pessoa responda com mais reclamações ou resistência, a palavra "CANCELA" também pode ser útil. Ao sugerir essa simples mudança de postura, você pode ajudar a pessoa a refletir sobre como suas atitudes podem ser reconfiguradas. E, caso ela insista nas reclamações, lembre-se de que o processo de mudança é gradual. Apenas continue repetindo "CANCELA", sem julgamentos ou críticas. O tempo fará o resto.


Conclusão: Transforme suas queixas em ação

Reclamar pode até parecer uma forma de alívio momentâneo, mas a longo prazo, isso apenas nos mantém presos em um ciclo de frustração. Ao praticar o "CANCELA" e buscar soluções, você não só estará transformando seu próprio mindset, mas também poderá inspirar aqueles ao seu redor a adotar uma postura mais positiva e resolutiva. Afinal, não se trata de eliminar os problemas, mas de aprender a lidar com eles de maneira mais eficaz e saudável.


Experimente! Afinal, a vida é muito curta para se concentrar no que não está funcionando – é muito mais produtivo focar naquilo que pode ser transformado.

 
 
 

Comentários


WhatsApp

WhatsApp

(19) 97825-1448

Instagram

Instagram

@rafaelfeltran

Endereço

Endereço

R. Quadros Sobrinho, 16 - Sala 05

Centro, Limeira - SP, 13480-223

© 2025 Rafael Feltran - Terapeuta e Hipnólogo. Todos os direitos reservados.

bottom of page